PNEUS

O Limas Centro Automotivo traz um pequeno resumo sobre alguns detalhes em relação aos Pneus do seu carro e o que você deve saber:

Pressão dos Pneus

Existem diversos motivos para se dar atenção à pressão dos pneus. Além de ser fundamental para a segurança
do veículo, uma calibragem adequada aumenta consideravelmente o desempenho: a pressão abaixo
da recomendada, por exemplo, diminui em 30% a vida útil dos pneus e compromete a dirigibilidade do carro, podendo ocasionar acidentes graves.

rims-455794_640

Em dias de chuva, a calibragem correta dos pneus é ainda mais importante. A baixa pressão favorece
a aquaplanagem (perda total de aderência devido à água), que começa a afetar o veículo em velocidades
mais baixas que o normal.

O oposto também é prejudicial: pneus com a pressão acima do recomendado trazem desconforto para o motorista e causam um desgaste maior para a suspensão do veículo. Além disso, a área de contato com o solo diminui, reduzindo a aderência e aumentando os riscos de acidentes.

Uma pesquisa feita pela Michelin constatou que 45% dos motoristas rodam com a pressão fora dos limites recomendados, sendo que 20% desses casos são considerados muito perigosos, com risco de rompimento do pneu a curto e médio prazo. A recomendação é conferir a calibragem dos pneus, no mínimo, uma vez a cada 15 dias.

A pressão correta varia de acordo com o modelo do carro, a posição do pneu (eixo dianteiro ou eixo traseiro) e a carga do veículo, quer dizer, carga normal até 3 passageiros mais bagagem ou 4 passageiros sem bagagem e carga máxima para 5 passageiros. Na maioria dos veículos, existe um selo na parte interna da porta, próxima ao pilar de segurança, que fica visível apenas quando as portas estão abertas. Alguns fabricantes também colocam essa informação no para-sol ou na tampa de combustível. Se não houver nenhuma indicação nesses lugares, basta olhar o manual do proprietário. (Com informações da Michelin)

6 dicas para trocar um pneu furado

Você nunca sabe quando será surpreendido por um pneu furado. No entanto, seguindo dicas simples da Michelin, você fica preparado para este desagradável imprevisto.

tire-1038361_640

Saiba o que fazer quando o pneu furar

1. Mantenha um par de luvas resistentes dentro de seu veículo.

2. Deixe um saco de lixo no porta-malas para guardar o pneu furado, caso esteja sujo ou coberto de lama.

3. Assegure a estabilidade do macaco para o veículo não cair.

4. Assim que trocar o pneu furado pelo estepe, procure manter uma velocidade média não muito alta, pois o novo pneu pode estar com a pressão interna baixa.

5. Pare no primeiro posto que encontrar e calibre adequadamente seu estepe.

6. Procure um especialista e peça que aperte bem as porcas da roda. Quando estão mal apertadas, podem danificar o sistema de montagem da roda.

 

Como “ler” um Pneu:

ler o pneu

 

velocidade

 

Faça um Orçamento sem compromisso:

limasimagem cópia

Veja nosso Endereço.