Cambagem – O que é? Quando fazer?

Trata-se de um serviço no câmber, como é chamado o ângulo de inclinação da roda em relação ao solo, ajustado para distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem.  “Se não estiver de acordo com as especificações da fabricante, acarretará em desgaste irregular dos pneus”, alerta o diretor técnico de Segurança Veicular da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Marcus Vinícius Aguiar, em reportagem para o Zap.com.br.

Ilustração : Meu Pneu Blogspot
Ilustração : Meu Pneu Blogspot

Para saber se o veículo precisa ou não do serviço, deve-se ficar atento a alguns sintomas.  “No câmber positivo (quando as rodas estão inclinadas com a parte de baixo voltada para dentro), a direção fica muito leve, como se o carro estivesse ‘dançando’.  Já no negativo (em que a parte de cima da roda fica inclinada para dentro do eixo), a direção fica muito pesada, pois as rodas abertas exigem um esforço maior”.

Para evitar danos aos pneus, o diretor da AEA sugere a manutenção preventiva.  “Faça sempre a checagem do câmber junto com o alinhamento, a cada 10 mil quilômetros.  “As máquinas computadorizadas desse serviço sinalizam os graus de câmber do veículo: o original de fábrica e o atual.  Assim, não há como ser enganado”, afirma o especialista.

Não fique com dúvidas. Venha até nós para ter uma explicação completa ou um orçamento sem compromisso:

limasimagem cópia

Veja nosso Endereço.